Pesquisa aponta consolidação de lideranças políticas em Rondônia

Home

Pesquisa aponta consolidação de lideranças políticas em Rondônia

Com o resultado das eleições municipais deste ano, as atenções já se voltam para 2026

Confirma os principais nomes que estão na cabeça do eleitor, segundo o Instituto Brasil Dados

Com Ivo Cassol inelegível por mais oito anos, novo grupo político se forma em Rondônia
Setores da imprensa geram o caos para lucrar com matérias pagas
Vereadora disse que deu lição de moral no deputado Nim Barroso na frente da namorada

O Instituto Brasil Dados já está percorrendo o Estado e fazendo levantamentos preliminares sobre as intenções de voto dos candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador e governador. A pesquisa foi realizada em 25 municípios com 890 eleitores. O objetivo é acompanhar passo a passo a evolução de todos esses políticos em seus municípios.

Na primeira pesquisa, o instituto já aferiu as intenções de voto para o Senado e o resultado apontou a deputada Silvia Cristina como preferida para 2026.

Na pesquisa de agora, para deputado estadual, o resultado apontou os 62 principais nomes, com destaque para os parlamentares que já estão em cumprimento de mandato, ex-prefeitos, vereadores e ex-candidatos a prefeitos e a vereadores da eleição deste ano.

Se a eleição fosse hoje, segundo a pesquisa, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz (PRTB) seria o mais votado com 3,48% das intenções de voto, seguido dos também deputados estaduais Ismael Crispim (MDB), com 2,80%; Laerte Gomes (PSD), com 2,69%; Ribeiro do Sinpol (PRD), com 2,35%, Alan Queiroz (Podemos) e Cirone Deiró (UB), empatados com 2,24%.

Em seguida, com 2,24%, vem o vereador Negão do Isaú (UB), seguido do prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro (PL), e do deputado Luizinho Goebel (PSC), empatados com 2,02%. Os prefeitos de Santa Luzia, Jurandir Oliveira, e Paulo da Remap, de Machadinho D´Oeste, e o vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça (PRD), estão empatados com 1,68%. Em Cacoal o deputado Cássio Góis (PSD) está com 1,47%.

O deputado Alex Redano (Republicanos) assume a presidência da Assembleia Legislativa no próximo dia 1º de fevereiro, e como estará em evidência devido ao cargo deve crescer consideravelmente na preferência do eleitorado.

As pesquisas do Instituto Brasil Dados começaram a ser realizadas porque, com o resultado das eleições municipais deste ano, as atenções agora se voltam para 2026.

Marcelo Cruz

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz (PRTB), foi o deputado estadual mais atuante de 2024, segundo apontou uma sondagem realizada pelo Instituto Brasil Dados.

Na pesquisa, o instituto perguntou aos eleitores “qual o deputado estadual que você considera mais atuante da região neste ano de 2024?”. Todos os 24 parlamentares tiveram o nome citado na pesquisa e Marcelo teve o maior percentual: 37%.

Apesar da pouca idade, um dos mais jovens presidentes da Casa, Marcelo Cruz mostrou suas habilidades como gestor, recebendo inclusive do Tribunal de Contas o selo Diamante de Transparência Pública em 2024.

Na atual gestão, a Assembleia Legislativa ocupa a liderança no ranking da Região Norte no Índice de Transparência e Governança Pública. Marcelo Cruz também é quem mais tem defendido a harmonia entre os Poderes.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0