Nota do Comando da PM sobre a sessão na Câmara de Vereadores de Cacoal

Home

Nota do Comando da PM sobre a sessão na Câmara de Vereadores de Cacoal

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Com Zenildo, senador Confúcio Moura lança pré-candidatura melancia em São Miguel do Guaporé
Justiça revoga o afastamento de Adriano Soares em São Miguel do Guaporé
Vereador Edimar Crispin apresenta falso testemunho na Draco contra secretário afastado de São Miguel

Na manhã do dia 04 de setembro de 2023, (segunda-feira) compareceram na Sede do 4ºBatalhão (Cacoal) o procurador da Câmara dos Vereadores do Município de Cacoal-RO, Tony Pablo Castro Chaves, juntamente com o vereador Antônio Nascimento Fritz, os quais vieram solicitar o apoio da Polícia Militar, na manutenção da Ordem Pública para a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, pois a sessão era objeto de uma celeuma Jurídica, no tocante à legitimidade da Presidência.]

Ao mesmo tempo compareceram o vereador Antônio Damião Martins, juntamente com o advogado Erivelton Kloos, apresentando argumentos de que a Sessão não poderia ocorrer, pois o vereador Magnilson da Silva Mota, encontra-se afastado liminarmente da Presidência da Câmara Municipal de Cacoal-RO.

Os vereadores e seus advogados apresentaram seus argumentos e documentos ao tenente-coronel PM Ivan Cezar Vian, comandante do Batalhão (4º BPM). Considerando tratar-se de decisão judicial proferida por ministro da Suprema Corte – STF, o comandante do Batalhão advertiu as partes que não iria adentrar ao mérito da Decisão e que tal embate deveria ser discutido judicialmente.

Considerando o início da Sessão e a solicitação de apoio policial, visto a exaltação dos ânimos, foi enviada uma Guarnição Policial até a Câmara de vereadores para a manutenção e preservação da Ordem. Com a chegada das Guarnições policiais, o procurador da Câmara dos Vereadores, Tony Pablo Castro Chaves, afirmou que era necessário, para o devido andamento da Sessão Ordinária, que Allem Ramalho Dalla Vecchia, assumisse suas funções na cabine de áudio e imagem, para a transmissão da Sessão.

Segundo o procurador da Câmara Municipal, ele é o legítimo operador do sistema de áudio e imagem das seções que ocorrem na Câmara dos Vereadores e para materializar sua solicitação, apresentou a Portaria de nomeação de Allem Ramalho Dalla Vecchia, que descreve a nomeação para a função de Diretor da Divisão de Áudio e Imagem, desde 13/09/2011.

O Procurador solicitou então ao capitão Pasoline que autorizasse o funcionário efetivo da Câmara, responsável pela gravação da Sessão Ordinária, – o único capacitado e autorizado para tal serviço, – que pudesse adentrar na sala de edições para fazer seu trabalho, tendo então a Sessão seguida sem nenhum outro tipo de transtorno.

O Comando da Polícia Militar reafirma o compromisso da Instituição para com sua missão constitucional de manutenção da Ordem Pública, pautando suas ações com imparcialidade e impessoalidade. A atuação da PM na Casa Legislativa de Cacoal ocorreu por solicitação do Procurador, tão somente para garantir a transmissão da Sessão. (Figura 1).

Quanto ao imbróglio judicial, sobre quem é de fato e de direito Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, não compete a Polícia Militar emitir qualquer opinião ou realizar qualquer espécie de Juízo de valores. Todas as medidas legais estão sendo tomadas no tocante a responsabilização daqueles que distorceram os fatos, bem como atacaram a conduta do Oficial quanto a sua isenção frente ao ocorrido.

Regis Wellington Braguin Silverio

Comandante-Geral da Policia Militar

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1