O que levou a apresentação do requerimento coletivo foi o pedido de informações do deputado Luizinho Goebel. Ele praticamente sozinho barrou o empréstimo
O governo está perdendo o cabo de guerra travado com o deputado Luizinho Goebel (PSC). Ele é um dos poucos opositores ao governo na Assembleia Legislativa. O parlamentar conseguiu agora apoio para tornar nula a votação que autorizou o Executivo a emprestar R$ 980 milhões. E Luizinho não tem superpoderes, como alguém poderia imaginar. Na verdade, está faltando ao governo um interlocutor.
O Entrelinhas teve acesso ao requerimento coletivo assinado por sete deputados pedindo à Mesa Diretora a anulação da votação. A equipe do blog conseguiu identificar apenas a assinatura do deputado Ismael Crispin (MDB). É a última, no documento. Dá uma olhada:
No requerimento é citado justamente que a votação em plenário aconteceu durante decurso de prazo de resposta de pedido de informações por parlamentar. No caso, Luizinho Goebel tem o direito de requerer as informações.
O blog Entrelinhas conseguiu também cópia do requerimento apresentado por Luizinho. Ele pergunta o percentual da taxa de juros, qual o valor total considerando os juros, quais as benfeitorias, quais os órgãos designados para gerenciar os recursos e qual o prazo para pagamento.
Dá uma olhada no requerimento:
Pode parecer que Luizinho Goebel é um super deputado, e que seria preciso o governo do estado recorrer a kryptonita para conseguir enfraquecer o parlamentar, e assim assegurar a aprovação da autorização para o empréstimo. Na prática, não é nada disso.
Faltou somente um interlocutor do governo para visitar os gabinetes, conversar com os deputados e esclarecer detalhadamente como o dinheiro será utilizado. Como será pago e o que resultará em benefícios para Rondônia.
O líder do governo na Assembleia fez o que foi possível, e conseguiu até mesmo a aprovação em plenário. Cumpriu totalmente o seu papel. O problema é que o líder não tem procuração para representar o governador junto aos colegas deputados.
Desde algum tempo, o governador tomou para si a tarefa de ser o interlocutor do governo junto à Assembleia Legislativa. Parece que não dando tão certo, já que um único deputado conseguiu anular a votação de um projeto de quase R$ 1 bilhão.
Não adianta procurar kryptonita para jogar em Luizinho Goebel. Também não deverá dar muito certo esculhambar com Luizinho na imprensa, dizendo que ele está atrapalhando o desenvolvimento de Rondônia.
Basta um interlocutor ir até a Assembleia Legislativa e tirar as dúvidas dos deputados. Dessa forma o projeto será novamente levado ao plenário e novamente aprovado, sem anulação desta vez. Agora, se isso não acontecer logo, não será possível conseguir o dinheiro emprestado neste ano.
COMMENTS