Em Alta Floresta, Gio Damo é alvo de duas investigações eleitorais. O rei está em xeque

Home

Em Alta Floresta, Gio Damo é alvo de duas investigações eleitorais. O rei está em xeque

Aparentemente o assunto é sério, pois investigações que estão sob segredo de Justiça podem representar o cheque mate

A Justiça Eleitoral também determinou a remoção de matéria com acusação inverídica a Osmar da Agricultura, obrigando o bispo de Gio Damo a retroceder

Alerta de pesquisadores mostra que diretor do DER fala besteiras e dificilmente a cabeceira da ponte será recuperada
Invasão ao gabinete do governador e baderna marcam atuação de diretorias do Singeperon
Orizon Ambiental se alia a grupo que aparentemente quer resolver na bala a licitação do lixo em Porto Velho

A coisa parece feia em Alta Floresta. Você conhece xadrez? Pois é. O rei está em xeque, e dependendo dos movimentos, poderá ser mate. Isso acontece quando o enxadrista parte para o ataque e acaba se descuidando da sua defesa. Então, parece que está vencendo e de repente… cheque mate.

No tabuleiro político, o prefeito Gio Damo, que concorre à reeleição, é alvo de duas investigações judiciais eleitorais. Uma delas é o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) por abuso de poder, abuso de poder midiático, promoção pessoal, ofensa à impessoalidade e uso da máquina pública para promoção pessoal. Dá uma olhada:

O MPE decidiu recorrer de decisão que considerou determinadas propagandas feitas pelo prefeito Gio Damo, em período de pré-campanha e campanha eleitoral, como dentro da legalidade. Na visão do órgão ministerial, Gio Damo e seu candidato a vice postaram vídeos nas redes sociais utilizando bens e serviços públicos, “com falsa aparência de propaganda institucional, quando, na verdade, se trata de promoção pessoal do prefeito e do vice”.

Parece que o MPE analisou a planilha onde estão anotados os movimentos do xadrez político e viu um movimento irregular de algumas peças. Agora, uma condenação pode resultar na cassação da chapa de Gio Damo. Se condenado, mesmo que ganhar a partida de xadrez político, pode não levar. É por isso que o jurídico geralmente orienta os pré-candidatos a não utilizarem a máquina administrativa em vídeos postados em redes sociais. Pode gerar inelegibilidade.

Como se fosse pouco, existe uma outra investigação judicial eleitoral, também em segredo de Justiça. Como a peça inicial não foi divulgada, também não é possível divulgar o assunto, mas a ação é movida por Osmar da Agricultura, e foi proposta recentemente. Dá uma olhada:

Não é possível dizer tratar-se da mesma ação. São duas ações distintas, uma movida pelo Ministério Público Eleitoral e outra pelo candidato Osmar da Agricultura. E como está em segredo de Justiça, o caso é sério, aumentando o risco de não levar, mesmo se ganhar. Situação complicada. No xadrez seriam dois ataques simultâneos, vindo de posições opostas, no mesmo tabuleiro.

E agora Gio Damo sofreu uma derrota indireta. A Justiça Eleitoral determinou a remoção de uma matéria denegrindo a honra de Osmar da Agricultura, postada em um site de notícias do Cone Sul. Trata-se de um material que a turma do Gio teria espalhado em Alta Floresta. Dá uma olhada:

Osmar da Agricultura reclamou do baixo nível, dizendo que não tinha atacado a vida pessoal de Gio Damo, e sim citado falhas na administração municipal. Agora, a Justiça Eleitoral determina a remoção do material. Se fosse em um jogo de xadrez, seria como se o bispo do jogador Gio Damo fosse obrigado a retroceder. E retroceder nunca é bom, no xadrez.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1