O problema para Luiz Gomes é que Nova União é uma cidade pequena, e alguns métodos não funcionam em cidade pequena
A Justiça Eleitoral fixou multa de R$ 53.205,00 para o candidato a prefeito em Nova União, Luiz Gomes Furtado, por divulgação de pesquisa de intenção de votos considerada irregular. Na sentença, o juiz eleitoral citou que a empresa contratada não anexou o relatório completo de dados da pesquisa realizada entre os últimos dias 23 e 24 de setembro, descumprindo a legislação.
O magistrado citou ser tecnicamente incorreto investigar se houve ou não prejuízo, ou questionar qual o impacto de uma pesquisa eleitoral no equilíbrio das eleições. Especificou, ainda, que a sanção estabelecida tem natureza objetiva, independente do alcance e da interferência da pesquisa na vontade dos eleitores.
Na decisão, o juiz eleitoral lembrou que apesar de o município de Nova União ser pequeno em número de eleitores e em extensão urbana, não tenha divisão por bairros, a legislação exige que a área seja delimitada. Ele acrescentou que o requisito não foi atendido.
O argumento apresentado à Justiça Eleitoral, de que a pesquisa irregular não influenciaria nas eleições, não colou. E pelo próprio argumento apresentado, é possível ver que a divulgação da pesquisa também não convenceu os eleitores de Nova União.
A dificuldade em querer aplicar determinados métodos em uma cidade pequena é que todo mundo se conhece e conversa entre si. Em Nova União os eleitores já sabem que vai ganhar. Não adianta apresentar pesquisa irregular, porque não vai conseguir influenciar ninguém. Luiz Gomes acaba passando vergonha com isso.
COMMENTS